quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Folhados de massa filo com morcela e ananás



Morcela e ananás formam um casal perfeito e ficam bem em qualquer mesa como entrada, petisco ou até mesmo como refeição. Hoje trago-os com uma apresentação diferente: embrulhados numa massa estaladiça e crocante - Alguém resiste?




Ingredientes:
(por cada folhado)
  • 1 folha de massa filo
  • 1/5 de morcela
  • ananás fresco em cubos q.b.
  • azeite  q.b.
  • salsa seca q.b.
  • sementes de linhaça q.b.



Preparação:
Comece por retirar a pele à morcela e divida-a em 5 ou 6 pedaços. Pique o ananás grosseiramente e envolva cerca de 1/4 de fatia em cada uma das porções de morcela.

De seguida, dedique-se à massa filo. Para tal corte uma folha ao meio e estenda-a sobre uma tábua de cozinha. Pincele-a generosamente com azeite e polvilhe com salsa seca. Sobreponha após a outra metade da folha e pincele os bordos com azeite. Coloque uma porção de morcela e ananás numa das extremidades, tendo o cuidado de deixar uma margem de massa filo suficiente para cobrir os ingredientes. Após ter dobrado esta margem faça o mesmo às laterais e enrole até finalizar a massa.

Coloque o folhado num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele-o com azeite e polvilhe com sementes de linhaça. Leve ao forno a 190º por cerca de 15 a 20 minutos ou até a massa estar douradinha e estaladiça.




6 comentários:

  1. Que entrada bonita! Morcela e ananás realmente é qualquer coisa... hummm! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. No he probado esta combinación, de todos modos me parece buenísima de sabor y junto al crujiente de la masa filo ha de quedar muy buena.
    Besos.

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto delicioso, aqui em Londres há uns cafés, restaurantes n sei bem que vendem uns pasteis muito parecidos, mas só de aparência claro porque o sabor não é nada de jeito estes devem ser de comer e chorar por mais. Que delícia!

    ResponderEliminar
  4. Nunca provei morcela, por isso será deduzível que é uma combinação que nunca experimentei. Vou guardar a receita do folhado :D

    ResponderEliminar
  5. Querida que delicia que deve ter ficado
    imaginei o sabor, nunca provei mas levo a receita
    amei te visitar
    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

    ResponderEliminar
  6. Esta sugestão tua tem um problema... demasiado tentadora!! Que boa que deve estar. Adoro. Beijinhos

    ResponderEliminar