sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Limão galego ou limão cravo?





Há uns anos atrás, quando me mudei para a minha actual casa, fiquei muito feliz com o quintalzinho que ela tem. Entre bananeiras, uma goiabeira e outras, tem um limoeiro de limão galego (que até à data eu desconhecia) e cujo fruto é muito versátil. Por cá, Açores, é este o nome que lhe dão mas nas minhas pesquisas cheguei à conclusão que, em outros locais, é chamado de limão cravo. Limão galego ou limão cravo? Não sei, mas vou continuar a trata-lo como sempre…galego.

O limão galego é uma variante do limão comum e pensa-se que terá a sua origem num enxerto entre um limoeiro comum e uma tangerineira. O fruto é parecido à tangerina, tanto na casca como na polpa alaranjada. O seu sabor é algo entre o limão e a lima, menos ácido e com o travo a laranja. Por este motivo há quem o substitua (quando não o consegue encontrar) por metade de limão, metade de lima e um pouco de laranja.

As características nutricionais e os benefícios para a saúde são idênticos às restantes espécies de limões. Ricos em vitamina C são excelentes para temperos, para acompanhar pratos de peixe e para substituir o vinagre nas saladas.




Sem comentários:

Enviar um comentário