terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Creme de feijão branco e funcho



Gosto imenso de feijão e considero-o uma leguminosa muito versátil e saudável. O meu mais que tudo não era grande apreciador, mas foi aprendendo a gostar aos poucos e agora lá de vez em quando até pede uma feijoada.
As vantagens de incluir o feijão na nossa alimentação são imensas pois é rico em fibras, pouco calórico e prolonga a sensação de saciedade entre as refeições. Para além disso, é rico, entre outros,  em ferro, potássio e magnésio e também em antioxidantes. 
E então, ficaram convencidos a servirem-se desta sopa?




Ingredientes:
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 curgete pequena
  • 400 g de feijão branco cozido
  • rama de funcho q.b.
  • 1 fio de azeite 
  • sal e pimenta branca a gosto




Preparação:

Corte a cebola em meias luas e refogue-a ligeiramente num fio de azeite e quando esta começar a amolecer junte-lhe os alhos socados. De seguida acrescente a curgete partida às rodelas e deixe-a suar um pouco em lume brando antes de acrescentar o feijão. Cubra os ingrediente com água quente e tempere com sal e pimenta a gosto. 
Deixe ferver um pouco até a curgete cozer e triture tudo com a varinha mágica até obter a cremosidade desejada. Leve a panela novamente ao lume e adicione a rama de funcho grosseiramente picada. Retifique a quantidade de água, se necessário, e os temperos. Após ferver por 3 a 4 minutos está pronta a servir.




10 comentários:

  1. Ainda ontem houve feijoada cá em casa! O funcho é que é das coisas que raramente cá entra, como, mas não morro de amores! No entanto gostei do aspeto dessa sopa e como se enquadra na minha dieta vou levar a receita para fazer! Ainda me vais ver rendida! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ummm receta sencilla, sana y seguro que riquísima. un besazo guapa!

    ResponderEliminar
  3. Com estes dias de frio e muita chuva,...bem sabe uma sopa destas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Una buena manera de comer las legumbres, en forma de crema y con un sabor muy bueno.
    Besos.

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz com funcho, mas tenho de experimentar. Ficou com um aspecto bem delicioso.

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Eu também adoro feijão e cá em casa de vez em quando la calha, a tua sopa está MARAVILHOSA e com ar delicioso. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Pimentinha,
    É raro o dia que não temos feijão aqui em casa, (pois alguns sentem falta, rsrs), sem dúvida é uma importante fonte de nutrientes e é muito saboroso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  8. Hola Sara, esta sopa debe tener un sabor a hinojo superdelicioso y además es muy nutritiva y saludable. ¡Perfecta para un buen día frío!
    Besos y feliz día.

    ResponderEliminar
  9. Sou fã de feijão, mas mesmo que não fosse ia gostar dessa sopa. Tem um aspeto mesmo bom :)

    ResponderEliminar
  10. Sou o Rui Rodrigues.Adoro comer. Defino-me como um tubo que vive para ser enchido de comida. Mas comidinha da boa, bem paladosa e que nos põe a salivar só de nela pensar. E se toca a comidinha bem saciante, cá estou eu ainda mais prontinho para morfar. Esta sopa é um espetáculo para o meu estômago sempre que a faço e como. E deixa um aroma fantástico na cozinha. E que o funcho dá-lhe um sabor intenso mas ao mesmo tempo suave e doce. É tudo a condizer, feijão branco com o aroma do funcho. Façam, façam, façam e comamna, comam-na, comam-na. às vezes, para lhe dar um pouco mais de requinte, quando tenho, junto-lhe umas sementes tostadas de calabaza.

    ResponderEliminar