sábado, 4 de outubro de 2014

Hummus de beterraba

Este ano semeei beterrabas. Foi a primeira vez que o fiz e um bocadinho à experiência, até porque não é das coisas que mais aprecie. No entanto, tenho me surpreendido bastante pois descobri que a rama misturada com outros legumes fica deliciosa, para além de dar cor ao prato e a beterraba em si, habituei-me a junta-la às saladas e também já gosto.
A receita que vos trago hoje já andava debaixo de olho há algum tempo e o tema do desafio deste mês do projecto "Há vida para além da massa de atum", deu o empurrão final para pôr mãos à obra. Para quem não conhece o projecto, ele é organizado pelos blogs A Cozinha da Ovelha Negra e Coisas e Coisinhas que vos convido desde já a visitar. O tema de cada mês é escolhido pelo blog vencedor do mês anterior. e desta vez a decisão coube à Filipa do blog Petiscana e é Petiscos saudáveis e amigos da carteira.




Ora não podia vir mais a calhar e cá está o meu Hummus de beterraba. Não comprei tahini e fiz eu própria a minha pasta e claro, a carteira agradeceu. Tudo o resto é acessível e no meu caso até as beterrabas foi só apanha-las. Eu gostei bastante e vou repetir, ele (que não ia gostar) não desgostou e o meu cão adorou. Espero que vocês gostem ou pelo menos experimentem...
A receita foi baseada no livro de cozinha experimental 2780 taberna (p.40).




Ingredientes:
  • 200 g de beterraba
  • 100 g de grão cozido (usei de lata)
  • sumo de 1/2 limão ou mais um pouco a gosto
  • 1 colher de sobremesa bem cheia de Tahini ou sementes de sésamo e um pouco de óleo de sésamo
  • 2 dentes de alho
  • sal e mistura de 5 pimentas moídas na hora
  • azeite q.b.



Preparação:

Lave as beterrabas, polvilhe-as com sal grosso e embrulhe-as em papel de alumínio para de seguida as levar ao forno pré-aquecido a 160º.




Entretanto, e se não tiver e não quiser comprar a pasta de sésamo (tahini), coloque sementes de sésamo a tostar no frigideira bem quente. Elas vão começar a saltar o que significa estarem prontas. Coloque-as num triturador e vá juntando óleo de sésamo até obter uma pasta. Nada mais simples e muito mais económico.




Meia hora após, com a ajuda de um palito, verifique se as beterrabas estão tenras. Caso estejam, retire-as do forno e deixe-as arrefecer.




Com as beterrabas já frias, retire-lhes a pele e coloque-as no liquidificador juntamente com os outros ingredientes. Triture até obter um puré uniforme.




Se achar a mistura muito espessa vá juntando azeite até ficar com a consistência desejada.
Sirva frio como entrada ou petisco, surpreenda os restantes e delicie-se sem peso de consciência.




14 comentários:

  1. Adorei Pimentinha! Prometeste e não falhaste! Obrigada pela tua participação, já está anotado. Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  2. Se ve absolutamente espectacular Pimentinha, me encanta, que color! besitos

    ResponderEliminar
  3. Que cor lindíssima! Adorei! :)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  4. Fica mesmo giro, que cor agradável :) Nunca fiz, mas já vi muitas receitas apelativas, tenho de experimentar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, mesmo só experimentando para saber se gostas...

      Eliminar
  5. Qué hummus más rico! Se ve muy apetecible!
    Besos y feliz semana!

    ResponderEliminar
  6. Sou completamente fã de hummus mas quando li o título da tua receita, confesso que quase torci ligeiramente o nariz :P hehe É que lá por casa da minha mãe, tivemos uma experiência pouco agradável com este vegetal e deixámos de o consumir...e eu até gostava bastante confesso. Mas este teu petisquinho ficou com uma cor tão diferente e tão maravilhosamente apelativa, que acho que até punha isso de lado só para o provar ;) Acredito que tenha ficado bem saboroso, até porque continua a levar o meu amado grão :P Beterrabas à parte, a ideia está fantástica, a apresentação um máximo e, para não variar, trazes-nos uma receitinha espetacular para mais um dos nossos desafios :)
    Obrigada por continuares aqui em cada edição sem falhar :)
    Beijinhos grandes *

    ResponderEliminar
  7. Adoro hummus e este ficou com uma cor linda. Deve ter ficado TÃO BOM!

    _________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar