segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Risotto de alheira com grelos



Mais uma semana a começar... os dias passam num instante...
E para começar bem a semana, trago-vos uma receita que adoro. Cá em casa somos loucos por enchidos... é uma das nossas perdições... Por isso vão aparecendo por aqui várias receitas com alheira, com chouriço... enfim, o que nos vale é que também comemos muito peixe e legumes...
A primeira vez que comi este prato foi num restaurante em Lisboa e fiquei completamente rendida. Claro que mal tive oportunidade tentei reproduzi-lo, mas acho que ficou muito aquém do original. Desta vez, não sei se é por a recordação já estar desvanecida, mas acho que ficou bem mais perto daquele primeiro que comi. É um prato guloso e apetece sempre mais um bocadinho...




Ingredientes:
  • 1 alheira de caça
  • 150 g de arroz arbóreo
  • 150 ml de vinho branco
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 molho de grelos (usei congelados)
  • caldo de galinha q.b.
  • azeite q.b.
  • 2 colheres de sopa de concentrado de tomate
  • sal e pimenta moída na hora a gosto
  • queijo parmesão ralado q.b.



Preparação:

Se não tiver caldo de galinha em casa comece por fazer um. Eu usei uns ossos de peito de frango que tinha guardados no congelador, juntei uma cebola pequena partida em quartos, 1 cenoura em pedaços, 2 dentes de alho esmagados, um molho de ervas (usei salsa e coentros). Deixe ferver e depois mantenha em lume brando para ir acrescentado aos poucos ao arroz.




Com o caldo em andamento, retire a pele à alheira e parta-a em pedaços pequenos. Pique uma cebola e refogue-a num pouco de azeite. Quando começar a ficar translúcida adicione os alhos bem picados e vá mexendo para não deixar queimar. Acrescente o arroz e deixe-o fritar um pouco no refogado antes de refrescar com o vinho branco. Vá mexendo até o álcool evaporar e o arroz absorver todo o liquido.




Junte então a alheira, a polpa de tomate e o caldo de galinha. Envolva tudo e tempere a gosto. Vá acrescentando mais caldo aos poucos, sempre que vir que o arroz já absorveu o anterior. A meio tempo da cozedura acrescente os grelos e envolva-os bem no arroz. Quando atingir o ponto de cozedura, adicione o queijo parmesão ralado e sirva de imediato. 




Lembre-se que o risotto não pode esperar...
Sente-se rapidamente à mesa a deliciar-se com este prato italiano de sabores transmontanos e bem portugueses.


12 comentários:

  1. Ora aqui está um prato que me parece muitíssimo bem!!!!

    Beijinhos e boa semana
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de risotto mas com alheira ainda não fiz
    O teu ficou com muito bom aspecto , uma receita a experimentar
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Gosto deste risotto diferente, deve ser delicioso

    ResponderEliminar
  4. Grelos é daquelas coisas que não comigo comer apenas cozidos - mas em arroz, ate gosto bastante. Apesar de ter reduzido o meu consumo de carne, as alheiras são das minhas coisas favoritas, e às quais não resisto - por isso costumo comprá-las caseiras, vindas mesmo de mirandela, que são tão biológicas quanto possível.
    A combinação da alheira com os grelos é um clássico, mas nunca me tinha lembrado de as juntar num risotto. Óptima ideia :)

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida cada vez mais almejam mais pratos da colher. Parece-me a mim uma receita das mais gostosas com uma combinação de ingredientes totalmente precisas, qual a melhor coisa boa, a repetir sem hesitar. Beijos e feliz semana!

    ResponderEliminar
  6. Se ve un arroz muy meloso. Por aquí no es fácil encontrar los grelos con lo que a mi me gustan.
    Besos.

    ResponderEliminar
  7. Humm! Tem alheira, para mim já ganhou :)
    Deve ser tão bom..

    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada a todos! Que bom que gostaram :)
    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Pimentinha,
    Agradou-me muito os ingredientes escolhidos e sem dúvida o visual é muito tentador.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  10. A combinação de alheira com grelos é perfeita em qualquer formato, e este risotto ficou perfeito, super envolvente e cremoso.
    Adorei o aspecto! :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Quando como alheiras com grelos é noutro formato (mais do género, alheira grelhada e grelos estalados), mas assim parece-me muito bom e é, sem dúvida, mais original... ;)

    ResponderEliminar