segunda-feira, 21 de abril de 2014

Cestas de presunto com espinafres e ovo



Esta semana começa com mais uma sugestão de entrada ou até mesmo de refeição ligeira. A Páscoa já passou e não houve ovos por aqui. Por isso ofereço-vos estes que, não sendo doces, vêm em cestas de presunto, são lindos e ficaram deliciosos.





Ingredientes:
(para 2 cestas)
  • 4 fatias de presunto
  • 1 molho de espinafres
  • 3 ovos
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
  • 1 pitada de alho em pó
  • oregãos q.b.
  • azeite q.b.



Preparação:



Comece por saltear os espinafres com um pouco de azeite numa frigideira. Tempere com sal, pimenta e alho em pó a gosto. Quando estiverem prontos reserve-os.
Forre dois ramequins com presunto, colocando duas fatias em cruz em cada um deles. Leve-os ao forno, com o grill ligado, para que endureçam ligeiramente e ganhem forma.




Entretanto, separe as gemas de dois ovos e reserve. Bata as claras com o ovo restante e tempere com sal, pimenta e oregãos. Numa frigideira pincelada com azeite, derrame os ovos batidos e vá mexendo até ganharem consistência.
Retire os ramequins do forno e encha até meio com os espinafres salteados. Por cima coloque os ovos mexidos deixando um buraco no centro para colocar a gema.




Leve mais um a dois minutos ao forno, para que as possa servir quentes. Depois é só retirar as cestas dos ramequins e sentar-se à mesa.

Estas cestas ficaram lindas, não acham?



27 comentários:

  1. Uma sugestão bem vistosa e apetitosa!
    Espero que tenham tido uma Páscoa feliz aí por casa :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei, adorei, adorei ... vou fazer, ah pois que vou! Adoro estas coisas ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que óptimo aspecto... hummm e esse ovo aí a finalizar tá-me a dar apetites :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Pimentinha,
    Sem dúvida ficaram lindas, muito apetitosas, fizeram a alegria de quem as saboreou.
    Estou atrasada no blog e visitas devido a estar com falhas na internet há mais de uma semana.
    Beijo e boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  5. Andamos combinadas, também postei umas cestas hoje!
    Essas tuas ficaram-me debaixo de olho, bonitas!

    ResponderEliminar
  6. Oi, Tb já fiz uns cestinhos assim mas, de bacon. São deliciosos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Pimentinha, muito obgada, a Pascoa já passou e felizmente q sim....portei- me bem, nem uma amendia,nada de choculates e até sinto as calças a cair...lol
    Espero k tb tenhas tido boa Páscoa....obgada pela visita, tens 3 blogs ao dispir...das minhas cruatividades á música....e este blog k comentaste, assim um mix de tudo e decnada...
    Beijinhos e boa semana.Manu

    ResponderEliminar
  8. Bem, o meu ipad enpanca aki no blogger..l.de qqr forma, esta tua receita está tb de babar.... Fora eu uma cozinheira decente e faria assim umas coisas....mas eu é mais tintas e pinturas...e blocos....e coisas assim,como no blog manu world...bem...é o k se arranja!! Lol
    Bjnhssss

    ResponderEliminar
  9. Que sugestão maravilhosa! Adorei, acho que não conseguiria comer só uma...
    E, além do mais, estão lindas!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Oh meus Deus Pimentinha...queres matar-me de gula?! É que eu aos ovos doces ainda consigo resistir... mas a estes?! Nem pensar !!!!! ;) hehehe
    Beijinhos e boa semana minha querida *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vânia :)
      És das minhas, eu também prefiro os salgados.
      Bjos

      Eliminar
  11. Olha Pimentinha, achei estas tuas cestinhas encantadoras de facto ! :)
    Tal como dizes, podem servir de entrada, mas eu acho que não me ficava só por uma, pelo que para mim seriam mesmo uma refeição com uma saladinha a acompanhar e "voilá" ! :)
    Estão de facto fantásticas e com sabores que adoro ! :)

    Um beijinho grande *

    Isabel
    Brisa Maritima
    Blog do Chocolate

    ResponderEliminar
  12. Adorei a ideia de usar o presunto, nunca tinha visto dessa forma.
    Ficaram lindas e com um ar bem apetitoso, para mim seriam uma refeição deliciosa.

    beijinhos

    ResponderEliminar