sábado, 5 de abril de 2014

Polvo à lagareiro



Estava eu a ter uma conversa com a minha cara metade sobre o que se iria tirar do congelador para o jantar do dia seguinte, quando ele me diz "apetece-me polvo, mas não te ponhas a criar nada de novo... faz polvo à lagareiro". Sim, sempre gostei de inventar, mas desde que tenho este cantinho passei a inventar com mais frequência... Por isso, e porque gosto de o ver feliz, cá está o polvo tal como ele queria. Existem imensas variações deste prato tradicional, esta é a minha versão. Gostamos dele com bastante cebola... espero que também gostem.




Ingredientes:
  • 1 polvo
  • 3 cebolas pequenas
  • 10 dentes de alho
  • 3 folhas de louro
  • azeite q.b.
  • 1 colher de sobremesa de sementes de coentros moídas
  • sal a gosto
  • mistura de pimentas a gosto
  • 6 batatas
  • salsa picada q.b.



Preparação:

Lave bem o polvo e corte-o de forma a separar todos os tentáculos. Coloque-o na panela de pressão e junte uma cebola com casca partida ao meio, 4 dentes de alho esmagados e 3 folhas de louro. Acrescente um pouco de água e leve ao lume por cerca de 20 minutos.




Lave bem as batatas e leve-as ao lume com a casca até ficarem praticamente cozidas.
Entretanto, fatie as 2 cebolas, esmague 6 dentes de alho com casca e coloque tudo numa frigideira. Cubra generosamente com azeite, adicione os coentros em pó e tempere com sal e mistura de pimentas.




Quando o polvo e as batatas estiverem cozidos, coloque a frigideira ao lume e vá mexendo até a cebola amolecer e começar a ganhar cor. 
Num tabuleiro de barro que possa ir ao forno, coloque as batatas e dê-lhes um murro para que rebentem ligeiramente. Disponha os tentáculos do polvo, previamente escorridos, por cima das batatas e regue com o azeite aromatizado com a cebola e os alhos.




Leve o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180º, com a função grill ligada, por cerca 10 minutos. Depois é só servir e polvilhar com salsa fresca picada.
Acompanhe esta maravilha com um bom copo de vinho e sinta-se feliz!



16 comentários:

  1. Gostamos muito de polvo à Lagareiro! E este é mais ou menos como costumo fazer! :-) Ficou muito apetitoso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Mata-me devagarinho sim Pimentinha?! ;)
    Acho que já te apercebeste que não resisto a um belo polvo...sou loucaaaaaa por todos os pratos onde o polvo seja ingrediente :) E, com ele, também prefiro não "inventar" muito...à lagareiro basta para eu ser muito, muito feliz :) E um copo de belo vinho a acompanhar claro ;)
    Jantamos quando mesmo?! ;) hehe
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jantamos quando tu quiseres... ameaças, ameaças mas nunca apareces ;)
      Tinha todo o gosto em cozinhar um polvo para ti.
      Bjos

      Eliminar
    2. Opah isto das agendas cheias é assim, nunca dão para aparecer ;) hehehe
      Mas fica combinado...adorava comer um polvo cozinhado por ti e eu levava uma entradinha com massa brick para tu experimentares...parece-te bem? ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
    3. Combinadíssimo Vânia!
      Fico à tua espera... é só dizeres :)
      Bjos

      Eliminar
  3. É sempre bom manter os sabores tradicionais :) E não resisto a polvo à lagareiro.
    Bom Fim de Semana

    ResponderEliminar
  4. Adoro, é uma das minhas receitas favoritas de polvo, ficou com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez, http://quemrapaotacho.blogspot.pt/2014/04/premio-conoceme.html

    Bj :)

    ResponderEliminar
  6. Gosto bastante deste prato. Gosto de experimentar sabores diferentes mas a cozinha tradicional sabe-me sempre muito bem :)
    O teu polvo ficou com excelente aspecto!
    Bjinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. O meu marido às vezes também pede par não inventar, diz que o tradicional esta ótimo para aquele dia. Aconteceu com o bacalhau à moda de Braga na 5ª feira.hehehe
    E por vezes é mesmo o que sabe bem...como esse polvo.
    E é para eles que nós cozinhamos ;)
    Bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. que lindo ficou, uma sugestão que gosto bastante.

    beijinhos

    ResponderEliminar