quarta-feira, 9 de abril de 2014

Salada de quinoa com pasta de atum



Tentando fugir um pouco ao habitual, hoje deixo-vos uma sugestão diferente cheia de nutrientes bons para o funcionamento do nosso organismo. Muitos são os benefícios deste grãozinho que está na moda e um muito importante é ser rico em fibras e muito saciante. Fica-se sem fome durante uma boas horas... e é por isso uma boa ajuda para quem está de dieta...




Ingredientes:
  • 4 latas de atum
  • 1 chávena de quinoa
  • 2 chávenas de água
  • 1 chávena bem cheia com mistura de ervilhas, milho e feijão verde (cozidos)
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de queijo mascarpone (ou outro queijo creme)
  • 10 azeitonas verdes
  • pickles a gosto
  • salsa fresca q.b.
  • 3 dentes de alho
  • 2 ovos cozidos



Preparação:

Coloque as duas chávenas de água num tacho e deixe levantar fervura. Entretanto, lave bem a quinoa, junte-a à água a ferver e tempere com sal. Coloque em lume brando e deixe cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos até ficar ligeiramente translúcida e com linhas brancas à volta. A meio da cozedura adicione a mistura de milho, ervilhas e feijão verde. No final, retire do lume, mexa bem e tape por mais alguns minutos.




Enquanto aguarda pela quinoa, prepare a pasta de atum. Para isso, junte num processador 2 latas de atum, 2 colheres de sopa de queijo mascarpone, pickles, 3 dentes de alho, azeitonas descaroçadas e salsa fresca. Triture tudo até formar uma pasta e tempere a gosto. Junte as restantes latas de atum em lascas grossas e envolva ligeiramente.




Sirva a salada de quinoa com a pasta de atum e salpique com ovos cozidos picados grosseiramente e um pouco de salsa fresca também picada.
Por fim, regue com algumas gotas de vinagre balsâmico e a sua refeição está pronta a servir.



12 comentários:

  1. hummm una delicia sin igual, que antojazo! besitos

    ResponderEliminar
  2. Uma sugestão deliciosa, que me agrada bastante.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está uma óptima sugestão!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Estou quase a gastar toda a minha saliva a olhar para este prato Pimentinha ;) hehe
    Realmente a quinoa está cada vez mais na moda mas nunca experimentei...mas já percebi que tenho de pensar seriamente em fazê-lo! O teu prato está lindooooo, com um aspeto fabuloso e mesmo apelativo, adoreiiii :)
    E essa pasta de atum é mesmo a meu gosto. Aliás, faço várias vezes algo bastante parecido para servir de entrada em jantares de amigos. É rápido, delicioso e quase todos adoram. Acabei as latas de atum cá por casa com a minha feijoada mas este fim de semana já vou comprar porque, depois de ver isto, preciso urgentemente de fazer uma pastinha dessas também ;) hehe
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  5. Oi Pimentinha,
    Ótima combinação de sabores, é uma deliciosa e nutritiva refeição, agradou-me muito.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  6. Adoro quinoa e achei a tua receita uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Que delícia de sugestão. Não gosto de atum enlatado, ams com um outro peixinho, já imagino o quão deliciosa será esta refeição!
    Beijinhos grandes,
    Lia

    ResponderEliminar
  8. Boa sugestão! Gosto imenso de quinoa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigada pelas visitas e comentários sempre simpáticos. Eu também estou a dar os primeiros passos com a quinoa... mas recomendo que testem.
    Bjos

    ResponderEliminar
  10. Que salada maravilhosa e bem criativa!!! Tenho de comprar quinoa ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Nunca comi quinoa. Tenho que experimentar, fiquei com muita vontade agora. hehe
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Uma sugestão mesmo apetitosa, adorei o aspecto!

    ResponderEliminar