terça-feira, 22 de abril de 2014

Coelho assado no forno



Bem sei que coelho não é uma carne que agrade a todos, mas cá em casa gostamos bastante... Além disso, normalmente, tenho sempre uns coelhos de caça no congelador... arranjam-me :) e eu agradeço! A carne de coelho é bastante magra e muito saudável e sendo bravo, melhor ainda.
Por isso a cada passo lá sai um prato de coelho. Desta vez foi assado no forno com batatas.



Ingredientes:
  • 1 coelho
  • batatas q.b.
  • azeite q.b.
  • sal a gosto
  • piripiri e mistura de 5 pimentas a gosto
  • 1 colher de chá de grãos de mostarda
  • 1 colher de sobremesa de ervas da Provença
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de sobremesa de alho em pó
  • 4 dentes de alho
  • 1 colher de sobremesa de colorau



Preparação:

Parta o coelho em pedaços e tempere com sal, pimenta, piripiri, alho em pó, mostarda em grão, colorau, folhas de louro e ervas da Provença. Regue-o com um fio de azeite e após massaje bem a carne.




Enquanto deixa o coelho a marinar, descasque as batatas e parta-as em gomos. De seguida, lave-as e seque-as bem.
Disponha os pedaços de coelho num tabuleiro de forno e após despeje as batatas na taça onde o coelho esteve a marinar. Regue-as com mais um fio de azeite e envolva-as no resto da marinada. Junte as batatas ao tabuleiro, colocando-as à volta do coelho e acrescente os dentes de alho esmagados.




Coloque o tabuleiro no forno previamente aquecido a 180º e deixe que o forno trabalhe por si. Pelo meio vire o coelho e rectifique temperos.

Sirva este assado com uma salada fresca a gosto.

Um prato simples e que requer pouco tempo de presença obrigatória na cozinha...


33 comentários:

  1. Eu também gosto muito de coelho e no forno fica delicioso! Ótima sugestão!

    ResponderEliminar
  2. Há muito que deixei de comer coelho .
    O teu ficou com muito bom aspecto
    bj

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de coelho. Ficou com muito bom aspeto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Cá por casa consumimos imenso coelho, é uma carne que nos grada bastante.
    A tua sugestão é tão boa!

    ResponderEliminar
  5. Adoro coelho assado, tem um aspeto super apetitoso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Eu já comi coelho quando era miúda por isso sei que gosto. Ainda por cima é uma carne branca e saudável que devia mesmo ser consumida... mas eu apanhei uma espécie de "trauma" e não consigo mesmo comer. Mete-me aflição!! E olha que isto não é nada normal em mim que como de tudo e mais alguma coisa... Mas gosto tanto de coelhos que tenho uma pena que não sei explicar :(
    Talvez um dia isto passe (há fases para tudo) e eu volte a comer essa carne que, ainda por cima, sempre que a vejo, sei que tem um aspeto fantástico...e a tua não é exceção Pimentinha, está mesmo com um aspeto caseiro e reconfortante :)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compreendo... Eu não seria capaz de matar animal nenhum para comer... mas depois de já alguém o ter feito... temos que comer.
      O coelho é um animal muito fofinho, mas o leitão também é, gosto muito das vaquinhas... enfim...
      jinho amiga

      Eliminar
  7. pues a mi me encanta es una de las carnes con menos grasa y se ve deliciosa como la preparastes un beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade é uma das carnes mais saudáveis que podemos comer,
      Bjos

      Eliminar
  8. Também gosto bastante de coelho e é algo que também costumo ter bastantes vezes por aqui porque a minha sogra faz criação. Feito no forno fica muito bom, também já experimentei. O teu está bem apetitoso. :)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica bastante saboroso e com a vantagem de podermos virar as costas :)
      Bjinhos

      Eliminar
  9. Olá Pimentinha :)

    Infelizmente o marido enjoou coelho há uns anos atrás e, desde aí, nunca mais quis que se fizesse !
    Confesso que naquela altura também enjooei, mas depois a pouco e pouco voltei a comer no refeitório do emprego e, hoje em dia, já a tolero bem, aliás, já gosto mesmo de comer de vez em quando !
    Adorei esta tua propostas e, quem sabe, se um destes dias de novo ofereço à cara metade para fazer, a ver "se pega" ! ;)

    Um beijinho grande

    Isabel
    Brisa Maritima
    Blog do Chocolate

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não convenceres o marido podes sempre vir cá almoçar ou jantar :)
      Bjos

      Eliminar
  10. Confesso que não é carne que eu coma ( sou bastante esquisita,rsrs), mas o teu prato tem muito bom aspeto.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Quando era miuda, tinha um vizinho caçador... e sempre que chegava lá ia ele deixar-nos um coelho! :)
    Eu gostava, é realmente uma carne diferente e saborosa, mas hoje em dia já não consigo comer, depois de uma história que não vale a pena referir :)
    Mas tenho a certeza que esta sugestão é deliciosa :)

    ResponderEliminar
  12. Estou passando para conhecer se blog!
    Uma receita super tentadora e apetitosa, amei! Desejo um ótimo restinho de tarde! Já sigo vc! Bjo

    ResponderEliminar
  13. A sua receita está irresistível... Huuuuuuuummmmmmmm!!!
    Quero aproveitar para agradecer a sua visita, e o carinho de sempre em seus comentários :0)
    O melhor amigo é aquele que o vento não leva, a poeira não suja, o fogo não queima e a distância não separa.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro coelho, faço imensas vezes, de várias maneiras... Mas nunca fiz assado. adorei a tua sugestão e fica na lista!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Bom dia Pimentinha,
    Foram poucas as vezes que saboreei coelho, no Brasil é uma carne cara e dificil de encontrar. Esse ficou muito tentador.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito de coelho, principalmente se for bravo. Fui habituada desde pequena.
    Este teu coelho ficou muto bem :)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar