segunda-feira, 7 de abril de 2014

Mero no forno em cama de broa de milho e grelos



Mais um prato de Mero, desta vez no forno e numa cama deliciosa de broa e grelos. Para mim, só a broa com o azeite e os grelos bastava para me fazer feliz... Sei que Mero não é um peixe fácil de se encontrar para a maioria de vocês, o que é uma pena, mas podem perfeitamente substitui-lo por um outro do vosso agrado.





Ingredientes:
  • 2 postas de Mero (ou outro peixe a gosto)
  • 2 fatias de pão de milho
  • 1 cebola grande
  • 4 dentes de alho
  • grelos q.b. (usei congelados)
  • 6 rodelas de chouriço
  • azeite q.b.
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
  • 1 colher de sobremesa de ervas da provença
  • sumo de limão q.b.



Preparação:

Tempere as postas de peixe com sal, pimenta e algumas gotas de sumo de limão e deixe marinar um pouco.
Entretanto, corte a cebola em meias luas e coloque-a numa frigideira com os alhos laminados e uma quantidade generosa de azeite. Leve ao lume e tempere com sal, pimenta e ervas da provença. Deixe a cebola refogar  um pouco.
Salteie os grelos ligeiramente com um pouco do azeite da mistura anterior.




Passe as fatias de pão pelo azeite aromatizado e coloque-as num tabuleiro de forno. Por cima destas distribua os grelos, seguidos das postas de peixe. Regue com o azeite e a cebolada e finalize com 3 rodelas de chouriço em cima de cada posta. Leve ao forno até o peixe estar assado.
Para mim não necessita de acompanhamento, para ele já não é bem assim... servi com batatas a murro.



15 comentários:

  1. Quando estive em São Miguel provei este peixe - é tão bom!
    Nesta cama de broa deve ser ainda melhor :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Pimentinha.
    Estou contigo, bastava a cama de broa e os grelos e era feliz heheh
    Gosto da receita, mero é mesmo um bom peixe.
    Bjinhs*

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Pimentinha,
    Mero é um peixe muito saboroso, essa composição de ingredientes resultou em uma deliciosa refeição.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  4. Eu nunca provei Mero, mas fiquei super curiosa!!! Adoro bacalhau dessa forma, por isso é garantido que ia amar :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Pimentinha,

    Mais uma receita de mero e mais uma receita mesmo ao meu gosto :-)
    Ficou excelente.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Que refeição bem ao meu gosto, peixe é sempre tão bom.
    Ficou com um excelente aspecto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Acho que nunca comi desse peixe.
    Adorei a sugestão ,grelos e broa para mim já estavam bons.
    Ficou uma delicia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Eu sou super fã de peixe e essa receita ficou bem apetitosa. Não conheço o peixe mero, mas vou experimentar com outro.
    Bjssssss querida e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  9. O aspecto desta refeição é absolutamente magnífico e até me deu água na boca!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Una delicia de pescado el mero con las verduritas, delicioso.

    ResponderEliminar
  11. Nunca provei Mero nem nunca o vi à venda em lado nenhum :( Fico muito desgostosa (e cheia de curiosidade) quando vejo um qualquer ingrediente que desconheço ;) hehe e estranho em mim, no que toca a peixe, porque, felizmente, vivo numa terra de mar e tenho um pai que, desde que me conheço, traz tudo o que é bom e fresquinho para casa :) tenho de lhe perguntar por este para me sentir um pouco mais culta :P hehe
    Mas sabes que mais Pimentinha?! Para mim, a broa, os grelos e o azeite fazem o meu dia, já estou como tu...não preciso de mais nada para estar feliz e satsfeita :)
    Beijinhos e boa semana *

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigada a todas pela visita ;) Fico contente que tenham gostado.
    Bjos e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  13. Adorei a sugestão, tem um aspecto delicioso

    ResponderEliminar
  14. La seva carn és molt saborosa i apreciada. De fet, és tan exquisida que ha motivat el famós refrany: "de la mar el mero i de la terra el cordero.........Bon Apetit

    ResponderEliminar