segunda-feira, 14 de abril de 2014

Peixe espada no forno com banana



A receita de hoje lembra o arquipélago da Madeira, mas foi feita com bananas dos Açores, mais propriamente do meu quintal. Pessoalmente gosto mais, são bastante pequenas, mas muito saborosas. O peixe espada actualmente está bastante acessível por isso é aproveitar. Não fiz a banana frita como é habitual, mas sim gratinada com queijo da ilha. Espero que gostem...




Ingredientes:
  • 6 postas de peixe espada branco
  • 1 cebola 
  • 4 dentes de alho
  • 8 pimentos padron
  • azeite q.b.
  • 1 colher de sopa de ervas da provença
  • sumo de 1 limão galego
  • sal q.b.
  • mistura de 5 pimentas
  • 1 colher de sopa de pimenta salgada cortada em pedaços pequenos
  • 6 bananas dos Açores
  • queijo da ilha q.b.
  • pão ralado q.b.
  • tomilho q.b.
  • 1 ovo



Preparação:

Parta a cebola ao meio e depois em fatias cada uma das metades. Pique os dentes de alho e corte os pimentos padron em juliana. Leve ao lume uma frigideira com azeite e adicione a cebola, os alhos, os pimentos, 1 colher de sopa de ervas da provença e a pimenta salgada. Deixe refogar um pouco e tempere com sal, mistura de 5 pimentas moídas e sumo de limão.




Seque bem as postas de peixe e disponha-as num tabuleiro de forno. Cubra-as com a mistura anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180º.




Descasque as bananas e parta cada uma em duas partes. Numa taça, misture queijo da ilha ralado e pão ralado em partes iguais e adicione tomilho seco. Misture tudo muito bem. 





Bata o ovo e de seguida, passe nele as meias bananas, envolvendo-as após na mistura de queijo. Disponha-as num tabuleiro, previamente forrado com papel vegetal e leve ao forno a gratinar.





Sirva o peixe espada com as deliciosas bananas com queijo e uma salada a gosto. Ficou um prato muito rico de sabor.



24 comentários:

  1. Uma sugestão deliciosa e cheia de cor, adoro.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Há anos que não como peixe espada.
    Achei a tua sugestão uma delicia
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Oi Pimentinha! :D
    Adorei a receita.
    Feita com bananas do quintal? Isso é outro nível. ehehe
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gostei da ideia ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Oi Pimentinha,
    Ótima receita, linda apresentação, seria um delicioso almoço, eu adoraria.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  6. Olá!!!!
    Vim agradecer e retribuir a visita e me deparo com essa receita Deliciosa... Amei o teu Blog e já estou te seguindo :0)
    Obrigada e volte sempre que quiser, pois é um prazer ter a sua companhia... E em meu Blog, você já sabe, as postagens são diárias (ou quase sempre que possível), e tem de TUDO um pouco: Culinária, Artesanato, Dicas, e muuuuiiiiiito mais.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de banana, mas confesso que nunca provei juntamente com peixe!
    Fiquei curiosa :)

    ResponderEliminar
  8. Ora aqui está uma ideia que nunca me passou pela cabeça. Ainda hoje o meu almoço foi peixe espada preto grelhado e... agora confesso que gostaria de ter experimentado assim.

    ResponderEliminar
  9. Peixinho é comigo!!!
    oh nunca vi uma receita de peixe com banana agora fiquei a pensar qual será o sabor, bem interessante mas que bom aspecto tem.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Pimentinha :)

    Gosto imenso de novas combinações de sabores, pelo que esta que nos trazes aqui me agrada muito !
    Sou apreciadora tanto do peixe espada como da banana e a conjugação de ambos, acredito, resultou em pleno e numa refeição deliciosa ! :)

    Um beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És das minhas! Também adoro testar novas combinações!
      Bjos

      Eliminar