sexta-feira, 18 de abril de 2014

Rolinhos de pescada e curgete com molho de caril, maçã e coco



Devem pensar que fui de férias... Mas não, infelizmente não! Tenho tido é uma semana um pouco atribulada... 
Tinha uma receita muitos simples prontinha para vos trazer, mas depois lembrei-me que a maioria hoje não come carne... e a receita leva presunto. Eu confesso que não ligo muito a estas tradições, mas respeito. O mais que tudo liga mais que eu... Mas então, para ele e para todos vocês, fui para a cozinha preparar um prato de peixe. O resultado foi este delicioso caril com pescada. Este também não é um peixe que agrade a todos, eu que o diga, mas ficou muito bem disfarçado!




Ingredientes:
  • 6 filetes de pescada pequenos
  • 1 curgete
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 200 ml de leite magro
  • 1 maçã
  • 1 colher de sopa bem cheia de coco ralado
  • azeite q.b.
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 1 colher de sopa de caril em pó
  • 1 colher de chá de açafrão
  • 1 colher de sobremesa de coentros finamente picados
  • sal q.b.
  • piripiri q.b.
  • 1 colher de sobremesa de amido de milho
  • pistáchios q.b.



Preparação:

Tempere os filetes com sal (pouco) e reserve.
Entretanto, prepare o molho de caril, levando uma frigideira ao lume com um fio de azeite. Pique a cebola e os dentes de alho e deixe refogar no azeite. De seguida, acrescente a maçã também picada e vá mexendo. Tempere com o caril em pó, o açafrão, o sal, o piripiri e o sumo de limão e junte o coco ralado. Deixe os temperos envolverem-se e regue com o leite. Adicione os coentros e por fim o amido de milho para engrossar ligeiramente o molho.




Triture o molho com a ajuda da varinha mágica e rectifique os temperos. Reserve-o enquanto prepara os filetes.
Com uma mandolina, corte a curgete com a casca em fatias, no sentido do comprimento. Sobre cada uma coloque 1 filete bem seco. Enrole de forma à curgete ficar por fora e segure com a ajuda de palitos.
Coloque-os num tabuleiro de forno e regue com um fio de azeite (pouco). Leve ao forno a cerca de 180º para que vá cozinhando lentamente.




Quando verificar que os rolinhos de peixe estão quase prontos, regue-os com o molho de caril que preparou e leve ao forno por mais alguns minutos.
Estes rolinhos foram servidos acompanhados por um arroz basmati com coentros. Se for do seu agrado, frite ligeiramente uma chávena de arroz basmati em azeite e depois acrescente duas chávenas de água fervente. Tempere com sal a gosto, 1 colher de sobremesa de alho em pó e junte 2 a 3 colheres de sopa de coentros finamente picados. Mexa, coloque o lume no mínimo, tape e deixe cozer.




Na hora de servir, faça os rolinhos de pescada e curgete serem acompanhados pelo arroz de coentros, regue generosamente com o molho de caril, maçã e coco e polvilhe com pistáchios partidos grosseiramente.

Deliciem-se e tenham uma excelente Páscoa!



9 comentários:

  1. Isto tem tão bom aspecto! Que maravilha Pimentinha!
    Eu também não ligo a estas tradições, mas agendei uma receita, nem me lembrei do dia que era, e pronto, lá saiu uma receita com carne. Acontece, todos temos crenças diferentes :)

    ResponderEliminar
  2. Excelente sugestão!
    Boa Páscoa e beijinhos.
    aromas-com-amor.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante da apresentação e da sugestão!

    ResponderEliminar
  4. Pois olha Pimentinha, este é um peixe que me agrada...e bastante :) E esse prato fico com um aspeto fantástico, que delícia :)
    Hoje, por aqui, o jantar também é caril...mas de polvo ;)
    Beijinho grande e um ótimo fim de semana minha querida ***

    ResponderEliminar
  5. Gosei do empratamento e os sabores dos temperos devem ter ficado muito bem na pescada ;)
    Bejinhos *

    ResponderEliminar
  6. Quanto a mim acertaste em cheio, agrada-me e muito!!
    Um prato mesmo saboroso :)
    Para mim, sacrifício é comer carne.. :)

    ResponderEliminar
  7. Que colorido bonito :)

    Recanto com tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. ai k bom aspecto...k maravilha!!
    bejinhos do Poro, boa Pásboa. ****

    ResponderEliminar
  9. Eu respeito estas tradições e a mim não me faz muita diferença pois no máximo como 3 vezes por mês carne:)
    Uma sugestão com uma cor cheia de bom aspecto e parece ser tão suculento uma delicia mesmo.

    beijinhos

    ResponderEliminar