Este ano semeei beterrabas. Foi a primeira vez que o fiz e um bocadinho à experiência, até porque não é das coisas que mais aprecie. No entanto, tenho me surpreendido bastante pois descobri que a rama misturada com outros legumes fica deliciosa, para além de dar cor ao prato e a beterraba em si, habituei-me a junta-la às saladas e também já gosto.
A receita que vos trago hoje já andava debaixo de olho há algum tempo e o tema do desafio deste mês do projecto "Há vida para além da massa de atum", deu o empurrão final para pôr mãos à obra. Para quem não conhece o projecto, ele é organizado pelos blogs A Cozinha da Ovelha Negra e Coisas e Coisinhas que vos convido desde já a visitar. O tema de cada mês é escolhido pelo blog vencedor do mês anterior. e desta vez a decisão coube à Filipa do blog Petiscana e é Petiscos saudáveis e amigos da carteira.
Ora não podia vir mais a calhar e cá está o meu Hummus de beterraba. Não comprei tahini e fiz eu própria a minha pasta e claro, a carteira agradeceu. Tudo o resto é acessível e no meu caso até as beterrabas foi só apanha-las. Eu gostei bastante e vou repetir, ele (que não ia gostar) não desgostou e o meu cão adorou. Espero que vocês gostem ou pelo menos experimentem...
A receita foi baseada no livro de cozinha experimental 2780 taberna (p.40).
Ingredientes:
- 200 g de beterraba
- 100 g de grão cozido (usei de lata)
- sumo de 1/2 limão ou mais um pouco a gosto
- 1 colher de sobremesa bem cheia de Tahini ou sementes de sésamo e um pouco de óleo de sésamo
- 2 dentes de alho
- sal e mistura de 5 pimentas moídas na hora
- azeite q.b.
Preparação:
Lave as beterrabas, polvilhe-as com sal grosso e embrulhe-as em papel de alumínio para de seguida as levar ao forno pré-aquecido a 160º.
Entretanto, e se não tiver e não quiser comprar a pasta de sésamo (tahini), coloque sementes de sésamo a tostar no frigideira bem quente. Elas vão começar a saltar o que significa estarem prontas. Coloque-as num triturador e vá juntando óleo de sésamo até obter uma pasta. Nada mais simples e muito mais económico.
Meia hora após, com a ajuda de um palito, verifique se as beterrabas estão tenras. Caso estejam, retire-as do forno e deixe-as arrefecer.
Com as beterrabas já frias, retire-lhes a pele e coloque-as no liquidificador juntamente com os outros ingredientes. Triture até obter um puré uniforme.
Se achar a mistura muito espessa vá juntando azeite até ficar com a consistência desejada.
Sirva frio como entrada ou petisco, surpreenda os restantes e delicie-se sem peso de consciência.
Adorei Pimentinha! Prometeste e não falhaste! Obrigada pela tua participação, já está anotado. Boa sorte :)
ResponderEliminarObrigada eu ;)
EliminarSe ve absolutamente espectacular Pimentinha, me encanta, que color! besitos
ResponderEliminarObrigada Nieves!
EliminarBesos
Que cor lindíssima! Adorei! :)
ResponderEliminarBeijinhos doces.
Que bom, obrigada!
EliminarBjs
Fica mesmo giro, que cor agradável :) Nunca fiz, mas já vi muitas receitas apelativas, tenho de experimentar...
ResponderEliminarExperimenta, mesmo só experimentando para saber se gostas...
EliminarQué hummus más rico! Se ve muy apetecible!
ResponderEliminarBesos y feliz semana!
Obrigada Rosa!
EliminarBjs
A cor é brutal!
ResponderEliminarPodes crer!
EliminarSou completamente fã de hummus mas quando li o título da tua receita, confesso que quase torci ligeiramente o nariz :P hehe É que lá por casa da minha mãe, tivemos uma experiência pouco agradável com este vegetal e deixámos de o consumir...e eu até gostava bastante confesso. Mas este teu petisquinho ficou com uma cor tão diferente e tão maravilhosamente apelativa, que acho que até punha isso de lado só para o provar ;) Acredito que tenha ficado bem saboroso, até porque continua a levar o meu amado grão :P Beterrabas à parte, a ideia está fantástica, a apresentação um máximo e, para não variar, trazes-nos uma receitinha espetacular para mais um dos nossos desafios :)
ResponderEliminarObrigada por continuares aqui em cada edição sem falhar :)
Beijinhos grandes *
Adoro hummus e este ficou com uma cor linda. Deve ter ficado TÃO BOM!
ResponderEliminar_________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha
feedly - bloglovin' - Facebook