quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Peixe porco com broa e pimentos padron



Broa com azeite e alho, é daquelas coisas que só por si consolam a alma e reconfortam o estômago de qualquer um. Quando se junta então um bom peixe e uns pimentos padron, o quadro fica realmente perfeito, pelo menos para mim...
O peixe de hoje é mais uma vez peixe porco que é um peixe branco, suculento e muito saboroso. No último post com este peixe, disse que o nome se deve ao facto dele comer de tudo (foi o que sempre ouvi dizer), mas desta vez fui pesquisar e afinal é devido ao som que emite muito semelhante ao de um porco. Para quem não conhece o peixe pode espreitar aqui




Ingredientes:
  • 4 filetes de peixe porco
  • 1/4 de broa de milho
  • azeite q.b.
  • sal e pimenta a gosto
  • sumo de limão q.b.
  • alho em pó q.b.
  • 4 pimentos padron
  • salsa seca q.b.
  • cebolinho fresco



Preparação:

Tempere os filetes com sal, pimenta, alho em pó e sumo de limão. Deixe-os marinar por cerca de meia hora.
Esfarele a broa e leve-a a saltear numa frigideira com um fio generoso de azeite. Tempere com sal, pimenta e alho em pó  e deixe que a broa absorva o azeite e os temperos. 



Distribua os filetes num tabuleiro untado com azeite e cubra-os com a broa. Por cima de cada filete coloque um pimento padron. Polvilhe tudo com salsa seca e se necessário regue com mais um pouco de azeite.
Leve ao forno a 180º até o peixe ficar no ponto e a broa crocante. Sirva polvilhado com cebolinho fresco e brócolos cozidos.




10 comentários:

  1. Não vi o outro post onde explicas porque é que o bicho se chama porco, mas tivesse lido ia dizer-te isso mesmo - ele ronca quando é pescado. É um peixe muito bom, e que pela nossa costa abunda - nas férias em casa de uma amiga, o pai e os tios dela pescam e só comemos peixe porco basicamente :)
    Que óptima combinação Pimentinha!

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia este peixe .
    Gostei da sugestão esta com muito bom aspecto
    bjs

    ResponderEliminar
  3. O prato ficou com um óptimo aspecto ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Bom dia querida Pimentinha, depois de vários probleminhas cá estou de volta e sempre atrasada nas minhas visitas. Adorei seu peixe, sabe que aqui no Brasil temos um peixe que se chama Porquinho, só que diferente desse, ele é rosado e tem muitas espinhas mas muito saboroso. Esse ainda não conheço, parece bem saboroso, e a acompanhar essa broa, ficou show. Belo prato amiga. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Oi Pimentinha,
    Desconhecia esse peixe, mas certamente proporcionou uma saborosa refeição, tem visual muito apetitoso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  6. Que buena receta y muy saludable.Bssss cielo.

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia esse peixe, mas está um prato com um aspecto delicioso!!!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Quem não conhece o peixe tem que procurar e experimentar. É relativamente acessível, tem uma textura fantástica e é muito saboroso.
    Obrigada a todas :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspeto! Acho que nunca provei esse peixe... Deve ser engraçado ouvi-lo :P Os pescadores a ouvirem um ronco de um porco hahaha :)

    ResponderEliminar