Andava há uns dias com vontade de comer pizza, até porque tínhamos planos de ir a uma pizzaria almoçar na semana passada e os planos saíram furados. Resolvi então matar o desconsolo em casa. Como ando em maré de testar novas receitas e ingredientes alternativos, fiz a base de couve-flor. Já tinha visto várias receitas e acabei por criar a minha versão. Tenho a dizer-vos que ficou aprovadíssima e como tal merece ser partilhada.
Ingredientes:
Para a base
- 1 couve-flor com cerca de 450 g
- 1 ovo
- 40 g de queijo mozzarella ralado
- 20 g de queijo flamengo ralado
- 1 pitada de sal grosso
- 1 pitada de alho em pó
- oregãos secos a gosto
- 1 colher de sopa mal cheia de farinha de arroz
Para a cobertura
- 1 tomate bem maduro
- 40 ml de vinho branco
- oregãos q.b.
- sal e pimenta a gosto
- 1/4 de cebola
- azeite q.b.
- alho em pó a gosto
- queijo mozzarella q.b.
- 1 cogumelo branco laminado
- 4 azeitonas pretas sem caroço
- 2 fatias finas de presunto
Preparação:
Comece por pré-aquecer o forno a 220º juntamente com o tabuleiro onde vai colocar a base da pizza. Corte a couve-flor, depois de lavada e bem seca, em pedaços pequenos desperdiçando o caule. Coloque de seguida os pedaços num processador e triture até obter pequenos grãos.
Coloque os grãos num prato e leve ao microondas por cerca de 4 minutos na potência máxima. Após estarem cozidos, coloque-os sobre um pano fino e deixe arrefecer o suficiente até conseguir espremer e libertar a couve-flor do máximo de água que conseguir.
Depois de bem espremida coloque-a numa taça e adicione os restantes ingredientes, ou seja, os queijos, o ovo inteiro, os temperos e a farinha. Esta última não é obrigatória, mas ajuda a ligar melhor a massa.
Misture tudo com as mãos e forme uma pequena bola. Coloque-a sobre papel vegetal e forme a base circular da pizza de modo a que não fique nem muito fina, nem muito grossa, e leve ao forno por cerca de 10 minutos ou até ficar douradinha.
Com a base da pizza pronta dedique-se à cobertura. Esta pode ser qualquer uma ao seu gosto ou com os ingredientes que tiver em casa.
Esta levou molho de tomate caseiro e feito na hora. Para tal pique 1/4 de cebola e refogue num fio de azeite. Acrescente o tomate bem picado, deixe refogar mais um pouco e refresque com vinho branco. Tempere com sal, pimenta, oregãos e alho em pó e deixe o álcool evaporar e o molho apurar.
Coloque-o sobre a base da pizza, polvilhe com queijo mozzarella ralado, distribua o cogumelo laminado, as azeitonas às rodelas e as fatias de presunto em pedaços e cubra tudo com mais um pouco de queijo.
Leve a pizza novamente ao forno por cerca de 6 a 8 minutos ou até verificar que o queijo derreteu e está ligeiramente dourado. Depois é só deixar arrefecer um pouco antes de comer uma fatia e se surpreender com o resultado.
Mas que apetitosa ficou, excelente aspecto!
ResponderEliminarTambém já fiz e gostei muito! Ontem também foi dia de pizza cá em casa, só que noutra versão! De vez em quando sabe mesmo bem! Beijinhos
ResponderEliminarsaudável mas á mesma muito gulosa e que vistosa.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Excelente sugestão!
ResponderEliminarBeijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt
Essa pizza ficou com um aspecto de babar e a base de couve flor é algo que um dia ainda tenho que experimentar. :) Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Adorei, muito legal a massa que fizeste.
ResponderEliminarEstou levando sua maravilhosa receita.
Tenha um ótimo dia.
Yo hice una vez en casa la base con coliflor y queda muy buena.
ResponderEliminarBesos.
Uma pizza diferente, mais saudável e com óptimo aspecto :)
ResponderEliminarBeijinhos ...
Gulosoqb.blogspot.pt
Una pizza miuy sana y seguro que deliciosa!! me ha encantado!! Bs.
ResponderEliminarBom dia Pimentinha,
ResponderEliminarTambém ficou super aprovada essa base aqui em casa, a sua versão ficou muito apetitosa.
Beijo,
Vânia
Ficou tão bonita! Já experimentei fazer mas nunca me saiu bem... Tenho de experimentar essa :)
ResponderEliminar