Coelho à caçador é possivelmente a receita de coelho mais famosa do país. Uns gostam dele mais picante, outros nem tanto, uns aromatizam com ervas e outros não as usam... enfim há para todos os gostos.
Cá em casa gostamos bastante desta carne e como nos arranjaram uns de caça resolvi fazer este prato de uma forma tradicional mas com um acompanhamento diferente - inhames fritos em azeite à moda dos Açores.
Ingredientes:
- 1 coelho
- 2 folhas de louro
- 1/2 garrafa de vinho tinto
- 6 dentes de alho
- sal q.b.
- mistura de 5 pimentas q.b.
- piripiri q.b.
- 1 colher de sobremesa de ervas da Provença
- 1 galho de alecrim fresco
- 2 colheres de sobremesa de colorau
- 5 colheres de sopa de azeite
- 2 cebolas
- 1/2 pimento verde cortado em pedaços
- 2 tomates bem maduros e sem pele
- 2 inhames (ver aqui)
- cebolinho q.b.
Preparação:
Parta o coelho e tempere-o com sal, a mistura de pimentas, piripiri, as folhas de louro partidas, os dentes de alho ralados, as ervas da Provença, as folhas de alecrim, o colorau, 2 colheres de sopa de azeite e o vinho tinto. Mexa tudo e guarde o coelho a marinar por cerca de 2 horas.
Pique as cebolas e leve a refogar com o restante azeite e os pimentos num tacho largo. Após, junte o coelho e deixe-o fritar um pouco de ambos os lados. Corte os tomates em pequenos pedaços, adicione-os ao tacho e deixe apurar. De seguida, regue o coelho com a marinada de vinho tinto. Deixe ferver e rectifique o tempero. Tape e deixe cozinhar por cerca de 45 minutos. Não deixe ficar seco, se necessário acrescente um pouco de água ou ainda melhor um pouco de caldo de carne.
Entretanto descasque os inhames, corte-os às rodelas e leve a cozer em água temperada com sal. Quando estiverem prontos, escorra bem a agua e reserve. Leve ao lume uma frigideira com azeite e quando estiver quente aloure os inhames de ambos os lados.
Sirva o coelho polvilhado com cebolinho fresco e os os inhames açorianos. Regue com o molho e saboreie!
Sem comentários:
Enviar um comentário