quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Sopa de tomate com salpicão



Com o tempo a arrefecer e a horta a dar os últimos tomates da época, apetece mesmo fazer e comer uma sopinha de tomate. Existem imensas formas de fazer esta sopa e as receitas estão por todo o lado. Deixo-vos aqui a minha versão, que já não sei bem aonde me inspirei para a fazer, mas já a faço assim há muito tempo. Nós gostamos bastante e vocês?




Ingredientes:
  • 1 cebola
  • 1/2 pimento verde
  • 3 dentes de alho
  • 1 kg de tomates maduros
  • 1 colher de chá mal cheia de açúcar mascavado
  • azeite q.b.
  • 1 pedaço de salpicão ou presunto
  • 1 pitada de pimenta caiena
  • natas de soja a gosto
  • salsa a gosto




Preparação:

Comece por lavar os tomates e tirar-lhes o pé. Parta-os em pedaços, coloque-os numa panela e cubra-os com água. Leve ao lume, adicione os dentes de alho e tempere com sal.

Entretanto, pique a cebola e leve-a a refogar com um fio de azeite numa frigideira. Quando ficar translúcida, acrescente o pimento partido em cubos e o salpicão também partido em cubos e deixe refogar um pouco.

Triture os tomates com a varinha mágica e junte-lhes o refogado anterior. Deixe ferver um pouco, tempere com pimenta caiena e com o açúcar. Rectifique o sal e de seguida, adicione a salsa bem picada e um pouco de natas de soja.

Sirva esta sopa com umas fatias de pão torrado e se for do seu agrado, coloque mais uma colher de natas de soja em cada prato.


10 comentários:

  1. Até o meu namorado ter feito sopa de tomate acho que nunca tinha provado; e confesso que fiquei fã. A tua tem muito bom aspecto, acho que me ia conquistar também :)

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz, nem nunca provei sopa de tomate, mas tem um aspecto delicioso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Tiene toda la pinta de ser una sopa muy sabrosa.
    Besos.

    ResponderEliminar
  4. Uma sopa deliciosa reconfortante, ideal para as noites chuvosas

    ResponderEliminar
  5. Nunca comi mas pelo aspecto deve ser uma delicia
    Gostei muito
    bj

    ResponderEliminar
  6. Ficou mesmo com um aspecto delicioso!!!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Têm todas que experimentar pois é realmente uma bela sopa :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito pimentinha.
    O aspecto é bem convidativo.
    E o pedaço de presunto deve dar um sabor fantástico! :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Mas que sopa com ar tão reconfortante!!! Tenho de experimentar ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Nunca comi/fiz, mas têm-me mesmo apetecido fazer :)
    Esta parece mesmo boa!

    ResponderEliminar