Eu não tenho por hábito fazer muitos doces e confesso que não é de longe nem de perto a minha especialidade. Este bolo é uma receita que já faço há uns bons anos e que é óptimo porque nem precisa de batedeira. Verdade, é só mexer tudo com a colher de pau e colocar no forno. Além disso, é uma delicia que leva coco e montes de chocolate.
Desta vez fiz dose e meia porque o maior não ficou em casa. O nosso, o mais pequeninho, não levou cobertura para ficar um pouco mais light.
Ingredientes:
Para o bolo
- 2 chávenas de farinha
- 2 chávenas de açúcar
- 4 ovos
- 100g de coco
- 300g de chocolate ralado (70% cacau)
- 200 ml de leite de coco (light)
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 100g de manteiga
Para a cobertura
- 1 lata de leite condensado (usei magro)
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 50 a 100 ml de natas (adaptar à consistência desejada)
Preparação:
Numa taça grande misture os ovos inteiros com o açúcar e mexa com a colher pau para que se envolvam. Eu normalmente corto um pouco no açúcar e se é daquelas pessoas que não gosta que os bolos fiquem bem doces, pode tirar à vontade 1/2 chávena.
Acrescente a farinha aos poucos e vá mexendo até que se deixe de a ver. De seguida, junte o fermento, o leite de coco e o coco e volte a mexer com a sua colher. Está na altura de envolver o chocolate ralado. O meu foi grosseiramente picado com uma faca, pois acho que fica mais interessante.
Finalmente, adicione a manteiga derretida e fria. Mexa bem até que fique uma mistura homogénea e deite-a numa forma barrada com manteiga.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante 40 a 45 minutos. Faça o teste do palito para confirmar a cozedura. Quando pronto deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
Para a cobertura, leve ao lume 1 lata de leite condensado com 4 colheres de sopa de chocolate em pó e 2 colheres de sopa de manteiga. Vá mexendo até fazer ponto estrada. Nessa altura vá adicionando as natas aos poucos até obter a consistência desejada. Cubra o bolo com este creme e deixe arrefecer antes de comer...
Tem um excelente aspecto esse bolo!
ResponderEliminarÓptima sugestão para o fim-de-semana.
Esse bolo é delicioso, ficou com muito bom aspeto.
ResponderEliminarBjs
Sabe sempre maravilhosamente bem um bolinho assim simples e ambas as versões estão lindas e convidativas!
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana,
Lia
Ai que bolinho tão apetitoso!
ResponderEliminarbeijinhos
aromas-com-amor.blogspot.com
Com formigueiro fiquei eu agora mas de vontade de comer uma fatia desse bolo que está com um aspecto maravilhoso ;)
ResponderEliminarbeijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt
Adoro estes bolinhos em que se misturam apenas todos os ingredientes com a colher de pau, vão ao forno e pufff...estão feitos ;) hehe
ResponderEliminarApesar de não gostar de coco, ficou com um ótimo aspeto Pimentinha :) E já estou aqui a pensar numa forma de o substituit por algo que goste ;)
Beijinhos *
Ja tinha ouvido falar neste bolo mas nao sabia do que era! Eu adoro fazer bolos e estes que sao apenas de colher de pau dao-me ainda mais gozo! :)
ResponderEliminarPimentinha adoro bolo formigueiro, já é um clássico não é? Delicioso, fácil de preparar e ótimo para acompanhar uma xícara de chá ou café. Ficou mesmo lindo seu bolinho. Adorei. Beijinhos, ótimo final de semana
ResponderEliminarQue bom aspeto! Parece ser uma combinação de sabores deliciosa e muito simples :)
ResponderEliminarVai ser de certeza um formigueiro ai na cozinha a ver quem o come primeiro. Ficou lindo. Beijinhos :)
ResponderEliminarAna
Tem super bom aspecto!
ResponderEliminarEu cá sou todas mais doces, bolos, bolachas e afins :D
Uii, k delicia!!!!
ResponderEliminarQue pena tenho de não vos poder oferecer uma fatia ;)
ResponderEliminarBjos