segunda-feira, 17 de março de 2014

Lapas grelhadas



Quero começar por agradecer a todos pelas visitas constantes e pelos comentários simpáticos de apoio. Sempre gostei de cozinhar e sempre pensei em criar um blog onde eu pudesse partilhar este meu gosto, mas confesso que nunca pensei que me daria tanto prazer e isso deve-se a vocês. Muito, muito obrigada a todos!

E agora deixo-vos um petisco maravilhoso - lapas grelhadas. Quando eu era mais nova costumava ir com o meu pai apanhar mexilhão nos meses de verão. Lembro-me que havia imensas lapas nas rochas e que ninguém as queria. Quando vim viver para o Açores deparei-me com esta iguaria que é prato típico por cá e que é uma delícia. Há quem as coma cruas, mas isso não sou capaz...
Deixo-vos então com a minha versão deste pitéu.




Ingredientes:
  • lapas na quantidade que desejar
  • alhos picados
  • salsa desidratada
  • sal e pimenta a gosto
  • azeite e uma noz de manteiga
  • sumo de limão



Preparação:

Comece por lavar e limpar bem as lapas das areias e algas.  Prepare o molho juntando o azeite, a manteiga, os alhos, a salsa o sal e a pimenta e leve um minuto ao microondas. Coloque as lapas num grelhador manual que possa ser usado no fogão e leve-o a aquecer em lume alto. Quando estiver quente, regue as lapas com o molho com a ajuda de uma colher tendo o cuidado de verificar que todas as conchas têm molho. Quando a lapa desprende da concha é sinal que está pronta. Retire-as do lume e regue-as abundantemente com sumo de limão.
Depois de provar não vai querer outra coisa...




11 comentários:

  1. nunca las e probado pero se ven riquisimas bssss

    ResponderEliminar
  2. Também comecei o blog com alguns receios, mas depois tudo se dissipou. O feedback, as mensagens fazem isto valer a pena :) E tu também és um dos factores para o sucesso do meu blog - obrigada pela simpatia!

    Estas lapas deveriam estar divinais :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Perfeito para os dias quentes que já se fazem sentir

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto e essas ficaram mesmo uma delicia
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    nunca comi lapas, mas têm um aspeto delicioso.
    Adorava provar esse petisco.
    Não tenhas medo pelo blogue, porque se cozinhas com amor vais adorar partilhar as tuas experiências.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Queria fazer-me tua seguidora, mas não consigo, já tentei 3 vezes e surge sempre esta mensagem "Lamentamos... Não foi possível processar o seu pedido. Tente novamente ou volte mais tarde"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ultimamente acontece isso de vez em quando...
      Bem vinda!
      Bjos

      Eliminar
  7. Por aquí yo no he visto que las vendan, pero si que se cogen en las rocas de la playa.
    Siempre las he visto comer crudas. Tú receta tiene que estar muy buena.
    Besos.

    ResponderEliminar
  8. Comi lapas quando estive na Madeira e adorei.Tenho de experimentar com esta receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que belo petisco.
    Confesso que nunca comi mas tem cá um bom aspecto. Beijinhos

    ResponderEliminar