segunda-feira, 31 de março de 2014

Pataniscas de atum em flor



A Primavera chegou e a hora mudou, mas a chuva insiste em ficar... A terra da minha horta precisava de água, mas acho que já chega... De qualquer forma, estamos na Primavera e a receita de hoje é uma homenagem à estação.




Ingredientes:

  • 2 latas de atum
  • 2 ovos
  • 1 cebola pequena
  • salsa picada q.b.
  • 1 colher de sopa bem cheia de alcaparras
  • 1 pimento vermelho
  • 1 pimento verde
  • 4 a 5 colheres de sopa bem cheias de farinha
  • água com gás q.b. (cerca de 120cc)
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 pitada de alho em pó




Preparação:

Numa taça junte os ovos previamente batidos, o atum escorrido, as alcaparras, a cebola picada e a salsa picada. Envolva tudo, para depois ir adicionando a farinha e a água com gás aos poucos, até ficar com a consistência desejada. Tempere a gosto e reserve.




Parta os pimentos às rodelas com 1cm de espessura no mínimo e leve ao lume uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite. Quando estiver quente, coloque as rodelas de pimento e preencha-as com o polme de atum. Deixe fritar de ambos os lados e depois coloque-as sobre papel absorvente. Repita o processo até acabar com os pimentos e com o polme.




Ficaram saborosas e visualmente atractivas... São mais saudáveis do que as fritas em óleo, mas não ficam tão fofas. Para a próxima vou experimentar no forno, o que acham?


40 comentários:

  1. Fica um prato mesmo muito bonito! Eu não gosto de alcaparras, tirando isso...acho perfeito!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes sempre não por alcaparras ou substituir por outra coisa que gostes :)

      Eliminar
  2. Ummm, florida e deliciosa maneira de acolher Primavera, eu gosto de tudo sobre esta receita, começando com pimentas e terminando com alcaparras.
    Bjos!!!

    ResponderEliminar
  3. mas que bela ideia.

    Já vi. Muito obrigada pelo carinho e pela consideração. Sou uma naba nestas coisas e não tenho muito jeito para falar sobre mim. Espero que não me leves a mal. Mas gostava era de te pagar um café, isso sim :-)
    Beijocs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não levo a mal e já agora aceito o café :)
      Bjos

      Eliminar
    2. Então temos que combinar... e trocamos umas receitas :-)

      Eliminar
  4. que cosa mas rica, yo hago mucho los tomates y los pimientos rellenos al estilo griego, me encantan, te quedaron divinos! besitos

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito Pimentinha :) Uma refeição visualmente muito gira e apelativa e, ainda por cima, saudável :)
    Beijinhos e boa semana *

    ResponderEliminar
  6. Olá Pimentinha,
    Ficaram lindas e muito apetitosas as pataniscas, é uma ótima sugestão.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida! Vindo de ti é um grande elogio :)
      Bjos

      Eliminar
  7. Adorei a sugestão ,pois adoro pimentos e adoro atum.
    Ficaram com certeza uma delicia
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  8. Que sugestão tão boa e reconfortante, e bem original, gostei.

    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Que sugestão deliciosa, sugestão perfeita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. É Segunda, mais uma semana comesando.
    Com o coração feliz por estar hoje aqui na
    sua casinha virtual.
    Coisa que ultimamente esta um pouco difícil
    conseguir retribuir o carinho que recebo.
    A vida é abençoada quando acreditamos no impossível
    mesmo quando alguns nos insentiva
    a desistir . E desistir é para os fracos,
    todos nos podemos superar nossos medos
    e nossas dificuldades e continuar.
    Graças : A Deus procuro absorver só
    aquilo que eleva minha alto estima.
    E procuro de alguma forma entender o porque no lugar
    de nos dar as mãos passando segurança,
    e sucesso mesmo que percebemos
    que o futuro ainda é muito incerto.
    A vida é o bem mais precioso ,
    que Deus nos deu eu incentivo
    vamos que vamos vale a pena,
    porque minha alma nunca foi pequena.
    Uma semana na paz e na luz de Jesus.
    Beijos e carinhos para você.
    Evanir.
    Estou levando a receita.

    ResponderEliminar
  11. Oi querida, adorei essa receita, achei muito boa mesmo.
    As fotos ficaram lindas...
    Bjsssssssssss e uma semana de muito sucesso e iluminada p/vcs

    ResponderEliminar
  12. Adorei!!! :D
    Ficaram mesmo apelativas e eu queria experimentar.
    Tem um excelente aspecto e devem ser muito boas.
    beijinho

    ResponderEliminar
  13. Uma bela forma de apresentar umas pataniscas diferentes, de atum!
    Tenho a certeza que ia devorar umas quantas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Que aspecto fantástico! :)
    Venho agradecer a tua visita ao meu cantinho e aproveito para ficar a conhecer o teu, desde já gosto do que vejo, mas vou dar mais uma vista de olhos se não te importares! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  15. Olá Pimentinha, :)

    O atum é tão versátil que se presta a várias confecções deliciosas assim, como essas tuas lindas pataniscas de formato encantador !
    Estão lindas e muito apetitosas ! :)

    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  16. Que bela sugestão! As fotografias ficaram muito bonitas com todo o colorido!
    beijinhos
    http://aromas-com-amor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Estos pimientos te han quedado espectaculares, dan ganas de ir a tu casa a comer.
    Besos.

    ResponderEliminar
  18. Uma forma diferente de comer pataniscas!! Gostei :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. HUm gosto muito de atum e esta versão agrada-me bastante. Vou levar a receitinha :)

    ResponderEliminar